F.A.Q.

Qual o local e data do WordCamp São Paulo?

O WordCamp acontecerá no dia 25 de agosto de 2012, na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP, no Campus Consolação, localizado na Rua Marquês de Paranaguá, 111, região central.  As palestras serão ministradas no auditório central ou na sala multimídia Joel Martins, com capacidade para 200 e 39 pessoas, respectivamente. As oficinas serão ministradas nos laboratórios de informática com capacidade para 30 pessoas.

Quais os horários de início e término do evento?

As atividades terão início às 09h de 25/08/2012, com término previsto para as 18h da mesma data. Haverá intervalo para alimentação e a grade de programação será anunciada pela organização do evento quando ocorrer o fim da chamada para trabalhos.

Quero ministrar uma palestra, oficina ou coordenar uma atividade no WordCamp São Paulo. Qual o procedimento?

Se você tem interesse em realizar uma palestra, apresentação ou oficina, encaminhe sua proposta para a organização do WordCamp. O prazo é dia 27 de julho.

Quero patrocinar o WordCamp São Paulo 2012. Como eu faço?

Aos interessados em patrocinar, por favor, leiam a página sobre patrocínios e entrem em contato pelo email saopaulo[arroba]wordcamp[ponto]org.

Por que está sendo cobrada a taxa de inscrição?

A taxa de inscrição do evento possui valor simbólico, e será utilizada para cobrir o custo da camiseta oficial, sem marcas de patrocinadores, e possíveis brindes, a depender do total arrecadado. Ela também serve para aumentar o comprometimento das pessoas em comparecer ao evento e não segurar a vaga de outras pessoas interessadas. O WordCamp São Paulo é em sua essência um evento sem fins lucrativos. Assim, todo e qualquer valor arrecadado com a taxa de inscrição será destinado exclusivamente para a realização do WordCamp e em benefício de seus inscritos e da comunidade de usuários de WordPress.

Como eu recebo o ingresso do evento e a minha camiseta?

Primeiramente tenha certeza de efetuar a sua inscrição no WordCamp São Paulo 2012. Uma vez confirmado o pagamento, você poderá retirar suas credenciais (e respectiva camiseta) no dia e local do evento, junto ao balcão de credenciamento. O sistema de inscrição utilizado pelo WordCamp São Paulo já cria automaticamente uma relação de todos os inscritos e a situação de pagamento de suas respectivas taxas, enviando-a aos organizadores responsáveis pelo controle de presença e acesso. Você poderá levar consigo o comprovante de pagamento impresso, se assim o desejar, por mera precaução.

Quanto custa a taxa de inscrição?

A taxa de inscrição tem o valor simbólico de R$30,00 (trinta reais). Este valor considera a estimativa de custos atual do WordCamp, e poderá sofrer reajuste (ou seja, subir um pouco) em período imediatamente próximo ao evento. Por isso garanta hoje mesmo sua inscrição!

O que está incluído na taxa de inscrição?

  • comparecimento irrestrito a todas as atividades, oficinas e palestras do evento, limitado pela lotação máxima dos auditórios e salas.
  • camiseta oficial, em tamanho escolhido pelo inscrito.

Fiz a inscrição e não recebi o email de confirmação. O que eu faço?

Verifique, por favor, sua caixa de SPAM. Caso o problema persista, entrem em contato pelo email saopaulo[arroba]wordcamp[ponto]org.

Quero trocar o tamanho da camiseta escolhida. É possível?

As solicitações de troca de tamanho da camiseta estarão sujeitas à eventual disponibilidade no dia de realização do evento.

Quem deve comparecer ao WordCamp?

Você!

WordCamps são frequentados por uma variedade incrível de pessoas, desde blogueiros iniciantes até desenvolvedores, gestores de conteúdo e consultores profissionais de WordPress. A abrangência do público interessado reflete a diversidade do universo de pessoas envolvidas com a ferramenta.

As atividades que farão parte do WordCamp São Paulo serão programadas levando justamente essa amplitude de temas e enfoques.

  • Pessoas que se interessam por ter um site ou um blog.
    Se você não entende nada de html ou css, mas gostaria de ter seu próprio site ou blog, e mantê-lo sozinho, compareça ao WordCamp! Você poderá se interessar especialmente por atividades voltadas a conteúdo. O WordPress é uma plataforma de publicação gratuita que possibilita a qualquer pessoa manter um site.
  • Empresas e organizações
    Se você deseja uma plataforma estável e segura para o site de seu negócio, ou seja, WordPress. Neste caso, você poderá desejar a ajuda de um desenvolvedor e/ou designer da sua comunidade local de WordPress. E nenhum local é mais apropriado para conhecê-los do que o WordCamp!
  • Usuários de WordPress
    Se você tem um site ou blog que utiliza a plataforma, e gostaria de aprender mais sobre ela e como utilizar o WordPress em seu potencial pleno, promovê-lo, mudar sua aparência, etc., o WordCamp também irá lhe surpreender positivamente.
  • Desenvolvedores
    Conheça as melhores práticas e casos de sucesso, e aprimore sua rede de relacionamentos profissionais. Veja truques, dicas e outros segredos dos palestrantes. Oportunidade única de aprender e compartilhar conhecimento.
  • Empresas interessadas em TI
    Se você precisa contratar desenvolvedores e designers que usam e conhecem WordPress em profundidade, há uma boa chance de encontrá-los no WordCamp São Paulo.

Seja como for, todos os usuários inscritos encontrarão palestras, oficinas e apresentações que correspondam aos seus interesses, criando uma experiência única e divertida sobre WordPress. O evento é organizado localmente, pelos usuários e para eles, em todo o respeito aos ideais que sustentam a criação e o desenvolvimento do WordPress.

Como eu chego ao WordCamp São Paulo 2012?

Muito fácil!

Consulte o “Guia de Sobrevivência“.

O que eu devo levar ao WordCamp?

  • Documento de identificação com foto, para fins de credenciamento.
  • Seu laptop, tablet, ultrabook etc. – é recomendado, mas não é necessário.
  • Câmeras fotográficas, filmadoras etc. – é permitido filmar, fotografar e gravar o evento. Não se esqueça de compartilhar o resultado com a sua comunidade local de WordPress.
  • Você pode ter a intenção de registrar anotações do evento. Leve caneta, papel, gravador, ou qualquer outro dispositivo que lhe permita registrar seus apontamentos, neste caso.
  • Energia: cabos, carregadores, baterias extras. Nunca é demais.
  • Cartões de visita. Sim, as pessoas ainda usam e gostam deles.
  • A programação do evento – certamente lhe ajudará a manter e acompanhar as atividades de seu interesse.
  • Uma garrafa de água. WordCamp é bom, mas mantenha-se sempre hidratado para assimilar melhor tantas novidades e informações no dia do evento.
  • Um snack (ou três): barras de cereal, talvez uma fruta. Embora haja diversas opções de alimentação próximas ao evento – e intervalo para almoço, é sempre bom ter a possibilidade de recuperar suas energias com um lanche sem ter que deixar a palestra.
  • Agasalhos. O tempo em São Paulo é muito imprevisível. Salas e auditórios com ar-condicionado também podem ser desconfortáveis.
  • Uma mochila ou bolsa, com espaço extra. Sim, porque além de tudo isso, você poderá voltar de lá com alguns brindes e surpresas.
  • Pendrive. Caso você queira compartilhar arquivos com outros participantes, que sejam grandes demais para transferência por email.

Qual é a hashtag oficial do evento?

A hashtag oficial é  #WCSP, e a divulgação do evento está sendo realizada pela organização, através do twitter oficial da Comunidade WordPress Brasil.

Haverá alguma festa ou confraternização para os participantes do evento?

Obviamente que sim! O WordCana, como é conhecida a nossa confraternização pós-evento será na noite do sábado, 25/08/12, e todos os detalhes serão divulgados com antecedência, aqui no site oficial.

Haverá disponibilidade de tomadas de energia elétrica?

Para os palestrantes, sim. Porém com tantos participantes trazendo notebooks, tablets etc., nós sugerimos que você traga seus dispositivos móveis com a bateria integralmente abastecida, e respectivos carregadores e cabos, na hipótese de pretender utilizá-los durante o evento.

Quantos participantes são esperados?

O WordCamp São Paulo está sendo estruturado para um público de 250 a 300 pessoas. Incrível, não?

Haverá disponibilidade de conexão à internet sem fio?

Sim, a PUC SP, apoiadora oficial para infraestrutura do evento, cederá aos participantes acesso gratuito wi-fi à internet. Observamos, porém, que poderá haver eventuais limitações em razão da disponibilidade e natureza do serviço.

Credenciamento e certificados de participação:

Por favor, chegue pontualmente ao início da conferência, para possibilitar agilidade na realização de seu credenciamento e entrega de camiseta e kit de boas-vindas. A grade de programação será divulgada quando do término da chamada para trabalhos. O credenciamento é um processo rápido, e possibilita a expedição dos certificados de participação dos inscritos.

Obrigado a todos e até 25 de agosto!

* Este F.A.Q. foi elaborado com base naqueles utilizados nos WordCamp Columbus, WordCamp Fayetteville, e WordCamp Albuquerque, porque eles fizeram um excelente trabalho em sua criação.


Os comentários estão fechados.