Developer Hack Day

Seguindo o exemplo de São Francisco, vamos fazer um Developer Hack Day no domingo, dia 26 de agosto, dia seguinte ao WordCamp. O Developer Hack Day será no Hacklab, a partir das 11h.

Ele será aberto aos desenvolvedores, designers ou programadores que quiserem participar de um encontro mais avançado e alto nível sobre WordPress. A ideia é juntar as pessoas para bate-papos, mas principalmente para codar de verdade.

A programação está aberta a sugestões. Podemos investir energia em algo que todos queiram fazer (um plugin, um tema, etc) ou podemos resolver tickets pendentes no Trac, para tentar fazer a maior contribuição brasileira para o core do WordPress.

E aí, vamos? O que você gostaria de fazer? Comente aqui nesse post pra gente programar juntos esse dia!

Aviso aos navegantes: Lembramos que a ideia do encontro é somente para pessoas com nível avançado e que estejam dispostas a botar a mão na massa!

O Hacklab fica na Rua Tanabi, 74 na Água Branca, pertinho do Parque da Água Branca.

Esta entrada foi publicada em programação. ligação permanente.

13 respostas a “Developer Hack Day

    • Cátia Kitahara diz:

      Oi Juan, mas qual é a sua sugestão?

      • Juan diz:

        Bom, a minha ideia é de criarmos uma unificada e melhor comunidade de WordPress BR. Sei que tem muito desenvolvedor criando ótimos temas e plugins, e a comunidade brasileira não tem um bom suporte, uma “casa” em que possa divulgar bem o trabalho, tirar duvidas e desenvolver algo melhor.
        Pelo menos não conheço nenhum bom lugar que una, temas free/pagos, plugins, forum, tutoriais, dicas, etc. Minha sugestão é discutir, pensar e criar um bom suporte para desenvolvedores, designers, usuários e futuros usuários de WP.

        • Cátia Kitahara diz:

          Juan,
          Não é esse o objetivo do Developer Hack Day, o objetivo é a gente codar, programar, botar a mão na massa e não ficar discutindo. Queremos reunir programadores avançados para fazer uma contribuição concreta pra Comunidade.
          De qualquer forma, discordo de você, acho que na verdade esse espaço já existe e o problema não é falta de espaço, é falta de prática e cultura das pessoas se apropriarem devidamente do espaço existente. Esse espaço é o wordpress.org. Temos um fórum: br.forums.wordpress.org, temos um site nacional: br.wordpress.org. temos o wordpress.tv. E temos o site da comunidade em wp-brasil.org. O site não avança porque as pessoas não participam. O WordPress só é o que é porque ele oferece uma super estrutura para as pessoas colaborarem. As pessoas precisam aprender a publicar seus temas e plugins no repositório oficial. O suporte já existe. Acho que o problema é as pessoas não entenderem a importância de usar o fórum de uma forma correta, tageando, fazendo perguntas pertinentes, com títulos que representem suas dúvidas, ao invés de: “socorro, meu wordpress sumiu”. Acho bacana os grupos do Facebook e outras redes, porém, esses grupos são fechados, apesar da ilusão que todos estão no Facebook, o Facebook é proprietário e não indexa os posts, desta forma toda a discussão feita lá é perdida. Enquanto que se as pessoas usassem o fórum, as respostas estariam abertas e disponíveis para qualquer um que soubesse fazer uma busca no google ou outra ferramenta. E mais importante as pessoas não compreendem a importância de contribuírem e também compartilharem os seus conhecimentos! Abrimos um edital de passagens aqui para incentivar que as pessoas façam isso, tivemos várias propostas, mas infelizmente as pessoas apenas listavam os vários sites que desenvolveram usando WordPress, mas isso não é contribuição!! Isso é a parte boa de tirar proveito! Contribuir é compartilhar!

          • Juan diz:

            Entendo e concordo plenamente com você, sei que temos espaço na comunidade oficial WP, mas sempre que precisei de alguma ajuda, não foi em um forum brasileiro que achei. Pensei que se tivesse um espaço em que se incentivasse boas praticas e reunisse algumas coisas seria um estimulo a melhorar o já existente. Não vou mais prolongar a discussão, já que me equivoquei no foco do hack day. Obrigado pelos pontos, é sempre bom ter boas conversas =D

  1. Cátia Kitahara diz:

    mas sempre que precisei de alguma ajuda, não foi em um forum brasileiro que achei.

    Mas você já pensou em oferecer ajuda no fórum brasileiro? Você já pensou em você mesmo ser moderador do fórum e ter propriedade para incentivar boas práticas? Não espere dos outros o que você mesmo não está disposto a fazer! Acho que as boas práticas só vão se tornar cultura quando as pessoas que detêm essas boas práticas participarem. Eu acredito muito na força da AÇÃO! As boas conversas são boas 🙂 mas não substituem as ações. Se você espera ser atendido no fórum brasileiro, comece a atender tbm!

    Mas seja bem-vindo ao Hack Day, vamos ter espaço para conversas também, apesar do objetivo ser codar!

  2. leogermani diz:

    Olha aí. A Jane Wells fez um post no blog de desenvolvimento do WP falando sobre esse dia e pedindo pros core developers darem um apoio pra gente poder fazer alguma contribuilção pro core!

    http://make.wordpress.org/core/2012/08/15/hi-everyone-wordcamp-sao-paulo-is-going-to/

  3. Pingback: WordCamp Sampa 2012 « WP4U – nós usamos WordPress

  4. 26 de agosto é meu aniversário, mas acho que apareço cedo pra mexer um pouco com front-end e desenvolvimento de temas

  5. Rafael Ehlers diz:

    Bah Rafael Veiga, só falta ter nascido em 1983 também, pois eu também faço aniver neste dia, vamos rachar na compra do bolo então hehehe!